Jubilamento e Física 3

17:07 / Postado por D.A. Joaquim Cardozo - UFPE /

O básico de toda engenharia é sempre o tormento para qualquer estudante. E com a volta do Jubilamento, o básico tornou-se um pesadelo. Álgebra Linear, Cálculo 1, Fisica 1, e outras cadeiras tem um alto índice de reprovação. Mas nada comparado a Física 3. Vários alunos que estão na lista de jubilamento que saiu esse semestre se encontram lá por causa de 3 reprovações em Física. Há 3 períodos a banca de física 3 não tem sido coerente com o nível de aula dado. No periodo passado cerca de 120 alunos pediram revisão da prova final de física por que acharam que a correção foi extremamente rigorosa, além do nível da final ter sido bastante elevado. Alunos que precisavam de 4,5 para passar não conseguiram, devido ao alto nivel de dificuldade da prova. E a história se repete no semestre de 2011.2. A primeira prova veio dificilima. Além da dificuldade da prova, que não condiz com o nível das aulas, os professores, mais uma vez, foram extremamente rigorosos na correção. Resultado: choveu notas baixas. Como consequencia das notas baixas vieram os pedidos de revisão de prova. Cerca de 180 alunos pediram revisão. Foi tanta gente que foi necessário dividir a revisãp de prova em dois dias. E veio a segunda prova. Primeira questão dificil. Segunda questão, a primeira vista parecia fácil. Porém, os professores, recordando a época de vestibular e ensino médio dos estudantes, colocaram uma verdadeira casca de banana. Onde a maioria dos alunos cairam bonito. A questão valia 4 pontos. Resultado: Outra vez vai chover nota baixa e outra vez vai chover alunos na revisão. A perspectiva da maioria dos alunos para física 3 neste semestre não é nada boa. Outros tantos alunos já tem duas reprovações na cadeira, reprovando mais uma vez vão entrar na lista de jubilamento. Os discentes estão revoltados com a banca desse semestre. Professores descompromissados, sem o minimo de educação, dando aulas porcas e colocando provas de nível muito superior a aula. Enquanto isso a quantidade de alunos em física 3 vai aumentando. Hoje são em média 8 Turmas. O que há de errado? Pq os alunos passam em todas as outras cadeiras e só não passam em física 3? Será que é o aluno que não tem se esforçado o suficiente? Ou será que os professores não tem sido coerente com o nível de prova? Será que essa é a melhor maneira de se avaliar um aluno? O que esperar do terceiro exercício escolar? Casca de banana? Mais dificuldade? E da final? Reitor, construa mais salas na área II, porque para física 3, a quantidade de salas tá ficando pequena. E a tendencia é só aumentar se ninguem tomar uma providência.


Por Rodrigo Xavier, estudante de Engenharia Civil e cursando Física III.

4 comentários:

Anônimo on 5 de novembro de 2011 às 20:58

Concordo que a cadeira seja difícil, e concordo que o nível exigido pelos professores seja alto.
Mas acho que é, digamos, arriscado falar assim. Senti muita ironia no texto, além dos xingamentos diretos. Dessa forma, perde-se a razão, e os outros vão te interpretar como apenas um menino chorando no momento de raiva.

Além disso... Não é uma cadeira impossível (afinal, em meio à tantas reprovações, muitos são aprovados), e por mais que os professores sejam ruins... o livro é excelentíssimo, e as provas antigas compõem uma bela base de exercícios. Ou seja, com um pouco de esforço, dá pra se obter um bom desempenho.

O que eu acho que talvez torne a cadeira mais difícil, é a rigidez matemática exigida pelos professores, além do conhecimento da física. Mas, opinião pessoal, eu acho que é decente existir uma cadeira no curso com uma rigidez matemática dessas... Dessa forma, nós podemos nos sentir capacitados para ocupar cargos onde é necessária uma alta precisão.

Além de tudo... Acredite em mim, a situação atual de física 3 não é nada que não possa piorar... Os assuntos possíveis dentro dessa cadeira são assustadores, especialmente os que envolvem magnetismo (Deverias ficar feliz de não cair Equações de Maxwell...).

Anônimo on 28 de novembro de 2011 às 23:42

Vamos ser coerentes, para a maior parte dos alunos de engenharia esta cadeira é dispensável. Isto mesmo, dispensável. Conversei com a turma de eletronica e eletrica e eles mesmos acham que nada vale o que aprenderam na cadeira. E por que então exigir que um engenheiro saiba de um assunto como se ele fosse se formar para ser professor de física? Mas é cultura da área dois fazer com que a vida dos estudantes seja realmente tortuosa. Talvez não seja para aqueles que só sabem copiar e repetir, mas para os que querem realmente aprender, fica muito complicado.

Anônimo on 7 de dezembro de 2011 às 12:45

A cadeira é sim bem difícil,nível tem sido cada vez mais elevado,ficamos nas mãos da boa vontade ou não dos professores....Enfim, não é assim que se ministra uma disciplina,com certeza tanto engenheiros quanto bacharéis precisam de uma base forte matemática e claro que a exigência se faz necessária também, entretanto a área ii não nos oferece um suporte pra esse tipo de exigência,os professores não ensinam de acordo com o que exigem e nós, alunos ficamos no meio disso,perdidos e correndo o risco de perder um curso inteiro,anos de esforço por conta de uma única cadeira. Se a universidade se dispusesse a nos oferecer um suporte maior tenho certeza que as reprovações diminuiriam e nós alunos teríamos prazer em estudar e não ficaríamos mais nesse estado de tensão,medo e desespero que acaba influenciando em nosso desempenho na hora de aprender e pôr em prática nas provas.

Anônimo on 12 de dezembro de 2011 às 23:11

física 3 em 2011.1 tava de graça em relação a outros períodos... estudem aí que dá pra passar, os professores são péssimos mesmo, mas todo mundo sabe que na area II tem que estudar sozinho mesmo pai!

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