UFPE lança novo edital do Ciência sem Fronteiras para graduação sanduíche

10:11 / Postado por D.A. Joaquim Cardozo - UFPE /


A Universidade Federal de Pernambuco lançou o edital de chamadas públicas 108 a 116/2012, referente ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), modalidade Graduação Sanduíche. O objetivo é selecionar candidatos de instituições brasileiras a bolsas no exterior para estudo em instituições na Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal. São critérios de seleção o curso de graduação e área prioritária; o tempo transcorrido no curso; e a disponibilidade de vagas na área prioritária. Os interessados têm até 30 de abril para se inscrever. O edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Cooperação Internacional.

As áreas e temas de estudo prioritários são: a) Engenharias e demais áreas tecnológicas; b) Ciências Exatas e da Terra; c) Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; d) Computação e Tecnologias da Informação; e) Tecnologia Aeroespacial; f) Fármacos; g) Produção Agrícola Sustentável; h) Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; i) Tecnologia Mineral; Biotecnologia; j) Nanotecnologia e Novos Materiais; k) Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; l) Biodiversidade e Bioprospecção; m) Ciências do Mar; n) Indústria Criativa (arquitetura, design, software, jogos de computadores, publicação eletrônica, publicidade, filme, vídeo, fotografia, música, dança, teatro, televisão, rádio, editoração); o) Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; p) Formação de Tecnólogos.

VISITA – O vice-reitor Silvio Romero Marques recebeu, na última sexta-feira (23), a visita do professor Feargal Brennan, chefe do Departamento de Engenharia de Energia da Universidade de Cranfield, na Inglaterra, e do diretor do Conselho Britânico, Marcus Machado. Na reunião, Brennan mostrou interesse em receber os estudantes do CsF, mas na modalidade Pós-Graduação. Além do intercâmbio de alunos, a ideia é conectar também os professores das duas instituições com pesquisas semelhantes, realizando um trabalho de parceria em áreas estratégicas, como as Engenharias.

0 comentários:

Postar um comentário