ITEP aponta saídas para a recuperação de edifícios-caixão

18:10 / Postado por D.A. Joaquim Cardozo - UFPE /


Com a conclusão do trabalho de avaliação da situação dos prédios-caixão em Jaboatão dos Guararapes, o ITEP desponibilizará relatórios em formato digital que permitirá uma visualização detalhada e dados sobre o prédio visitado. Todos os edi-fícios foram fotografados e georeferenciados. Uma equipe da Prefeitura será treinada para uso do sistema. Trabalho semelhante já foi realizado no Recife, em Paulista e em Camaragibe com o objetivo de analisar a situação dos edifícios e contribuir para a elaboração de projetos para sua recuperação.

O
trabalho, agora, entra em nova fase, uma vez que Olinda já contratou uma empresa para a realização de projeto-piloto de recuperação das edificações. A Prefeitura do Recife anunciou que vai licitar o seu projeto-piloto, por meio de convênio com o Governo Federal.
No Recife, foram analisados 2.276 prédios-caixão e a maioria apresenta problemas estruturais. Apenas oito foram classificados como de risco baixo. O engenheiro explica que é preciso pressa para tentar salvar, inicialmente, pelo menos 233 prédios com risco muito alto.

Esta
primeira etapa do estudo apenas aponta o grau de risco nos municípios analisados. Foram realizados tarefas de cadastramento, trabalhos de georeferenciamento e caracterização das edificações de três/quatro pavimentos construídas em alvenaria resistente (prédios-caixão) com desenvolvimento de mapas temáticos e enquadramento na escala de risco potencial.
(Fonte: http://www.itep.br/noticias_ler.asp?codigo_conteudo=1620&codigo_categoria=1)

Marcadores:

0 comentários:

Postar um comentário