EU QUERO O MEU ESTÁGIO!!

22:01 / Postado por D.A. Joaquim Cardozo - UFPE /

  O crescimento da construção civil e de obras de infra-estrutura no país têm criado um amplo espaço para a Engenharia Civil, mas como pode um engenheiro recém-formado se destacar? O ideal é que o estudante mantenha paralelo ao curso uma atividade que lhe proporcione uma proximidade com sua futura profissão, procurando sempre adquirir conhecimentos práticos de áreas distintas.
    Lapidar o conhecimento já adquirido no curso, ajudar no amadurecimento profissional e dar condições para que o estudante conclua o curso é um dos grandes trunfos do estágio, já que apesar de estudarmos numa universidade pública ainda temos muitos gastos.
    Sabemos que nem todos os estudantes concluem o curso em 5 anos devido à diversas necessidades. A assistência estudantil é a garantia de permanência do estudante ao longo de todo o seu curso, onde a universidade toma para si a responsabilidade de manter o discente nela, o contrário do que está sendo feito pela reitoria em aprovar o jubilamento altamente rígido que estamos vivenciando. Infelizmente essa não é uma realidade só do nosso curso. Já falamos no Diário de Obra diversas vezes sobre o Bandejão (RU) e o papel importantíssimo que ele cumpriria para garantir amenizar essa dificuldade. Então, se não podemos garantir nossa permanência na universidade, o normal é procurarmos em outros setores.
    Boa parte dos estudantes, pela dificuldade de conseguir as bolsas e iniciações da universidade, principalmente por conta do rigor com a média, procuram o estágio como garantia de subsistência, pois o estágio serve também para garantir que fiquemos o curso todo - já que nem todos os estudantes podem se manter na universidade com o dinheiro dos pais ou têm inclusive discentes que já são pais.
    Diversos estudantes nos procuram diariamente para reclamar sobre a atual situação que se encontra os estudantes de Engenharia Civil e os rigorosos e excludentes critérios de estágios levantados pela coordenação do curso. No dia 21 deste mês, vários estudantes em plena eleição de chefia de departamento, pressionaram a coordenação do curso e exigiram a modificação dessa ‘’regra’’, aprovada em reunião do colegiado em 2008, mas a coordenação do curso de Engenharia Civil defendeu e manteve a mesma posição praticada nesses 2 anos, posição essa que nega o direito de estagiar.
    Temos ciência que estagiar muitas vezes é mais do que necessário e que alguns estudantes continuam estagiando mesmo sem o contrato assinado por todas as partes, o que caracteriza um contrato ilegal e uma situação instável para o estagiário.
    Por isso, o Diretório Acadêmico de Engenharia Civil - Joaquim Cardozo convoca todos a participar do Abaixo-Assinado para garantir que os estudantes tenham o direito garantido de ESTAGIAR normalmente. Participe, fortaleça essa luta para conquistarmos algo que já é nosso por direito!

NOSSA PROPOSTA:
- a partir do 5º período
- tendo 75% do ciclo       
Assine o Abaixo-Assinado!
  básico concluido

Marcadores:

0 comentários:

Postar um comentário