Pessoal, a reunião rolou hoje. Durou mais ou menos uma hora, ele mostrou a distribuição de cadeiras por período e pontuou as diferenças entre o perfil 3118 (o da maioria do pessoal) e 3119 (novo).
Abaixo, algumas respostas pra dúvidas frequentes. (quem esteve lá, me corrija se eu estiver esquecendo algo ou falando besteira)
Por que criaram um perfil novo?
- a mudança do perfil tem o objetivo de fazer uma melhor distribuição da carga horária do curso, deixando, por exemplo, os últimos períodos menos cheios, além de trazer mudanças para ementas de algumas disciplinas.
O que realmente muda no novo perfil?
- na prática, o 5o e 6o períodos ficaram mais lotados. algumas disciplinas obrigatórias mudam a carga horária ou se dividem em outras disciplinas. uma disciplina antes eletiva se torna obrigatória (segurança do trabalho)
O que muda na prática?
- na realidade, não muito. desde 2008.1 que já existem propostas diferentes de horários (para os que ingressaram antes de 2008.1 e após 2008.1). como a maioria dos alunos já vem cumprindo esse horário (pós 2008.1), já estamos basicamente seguindo o horário do perfil 3119.
E por quê esse assunto ganha destaque agora?
- porque o novo perfil só foi aprovado no fim de 2011. e exceto os alunos que ingressaram no vestibular (ou por transferência) de 2011 pra cá, todos precisam escolher se ficam no perfil anterior 3118 ou passam pro novo, 3119.
Como faz pra mudar de perfil?
- é preciso preencher um daqueles requerimentos gerais, solicitando a mudança do perfil 3118 pro 3119. interessados devem procurar se informar com Afonso.
É obrigatório mudar de perfil?
- não. não há obrigatoriedade. na prática, Afonso recomenda a mudança. um dos motivos mais fortes é que todo o horário atual de oferta de disciplinas já estar sendo organizado levando em conta o novo perfil.
Até quando podemos mudar de perfil?
- Afonso vai avisar, mas parece que ele vai dar o prazo até o fim de abril para que os estudantes decidam sobre mudar pro perfil 3119 ou permanecer no 3118 (ou anterior, se for o caso).
Matéria escrita pelo aluno David Santos.
0 comentários:
Postar um comentário